Buscar
  • Jornalismo MAIS!

Ar poluído pode neutralizar benefícios da atividade física no cérebro


Poluição do ar afeta a massa branca, revela estudo (Foto: Agência Brasil)


Que a prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente todo mundo já sabe. Mas, os benefícios da atividade realizada ao ar livre em ambientes poluídos podem ser comprometidos.


Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsApp


Estudo com milhares de homens e mulheres britânicos mostrou que pessoas que se exercitam em áreas com índice moderado de poluentes tinham os efeitos anulados.


Por exemplo: aqueles que pedalavam ou corriam intensamente tinham volumes cerebrais maiores e menor risco de demência. Esse benefício desapareceu entre os que estavam em locais poluídos.


Dados de saúde apontam que o exercício aumenta a massa cinzenta do cérebro, onde se concentram neurônios essenciais e funcionais. A massa branca serve para apoiar e conectar os neurônios.


Com o tempo, há um desgaste dessa substância, que encolhe e forma buracos causados por lesões. A pesquisa demonstrou que pessoas que praticam atividades físicas têm menos lesões e de tamanhos menores.


A poluição do ar afeta a massa branca, conforme demonstrado pela ciência, o que pode desencadear maior risco de declínio mental às pessoas expostas.


Com informações da "Rádio2"

7 visualizações0 comentário