Buscar
  • Ricardo Welbert

Avenida JK em Divinópolis tem novas sinalizações em frente aos Bombeiros


Viatura dos Bombeiros em manobra para sair pela garagem, já com a nova sinalização (Foto: CBM/Divulgação)

Quem passa pela avenida JK, em Divinópolis, precisa ficar ainda mais atento. Duas novas sinalizações foram instaladas pela Prefeitura em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros.


Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsApp


Uma delas é a sinalização horizontal (ou seja, com faixas no chão) conhecida como “yellow box” (ou “caixa amarela”), que é um tipo de demarcação feito em cruzamentos de grande fluxo de veículos, visando a organizar melhor o trânsito, com a função de proibir a parada de veículos nos cruzamentos e permitir que esses espaços permaneçam liberados. Neste caso, para as saídas rápidas das viaturas.


Veículos terão de parar na avenida JK quando a sinalização indicar (Foto: CBM/Divulgação)

De acordo com os Bombeiros, esse era um pedido antigo da corporação, para garantir mais segurança na saída dos veículos para atendimentos de urgência e emergência.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, fechar o cruzamento configura infração média de trânsito. Portanto, o condutor deve estar ciente da sinalização no local para evitar transtornos.


Caminhão bombeiro na saída da garagem (Foto: CBM/Divulgação)

A outra mudança na JK é a instalação de um semáforo no mesmo local (em frente ao batalhão). Ele ficará na cor verde nos dois sentidos da JK durante quase todo o tempo. Caso haja uma situação de urgência ou emergência, um botão será acionado manualmente por um bombeiro, para que o semáforo na frente da garagem passe do verde para o vermelho.


Com isso, o trânsito será interrompido na via pública em ambos os sentidos, para que seja dado início ao deslocamento das viaturas, acelerando o tempo de chegada ao local da ocorrência.


Semáforos reforçam a segurança nas manobras de bombeiros (Foto: CBM/Divulgação)

33 visualizações0 comentário