top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Avenida JK em Divinópolis tem novas sinalizações em frente aos Bombeiros


Viatura dos Bombeiros em manobra para sair pela garagem, já com a nova sinalização (Foto: CBM/Divulgação)

Quem passa pela avenida JK, em Divinópolis, precisa ficar ainda mais atento. Duas novas sinalizações foram instaladas pela Prefeitura em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros.



Uma delas é a sinalização horizontal (ou seja, com faixas no chão) conhecida como “yellow box” (ou “caixa amarela”), que é um tipo de demarcação feito em cruzamentos de grande fluxo de veículos, visando a organizar melhor o trânsito, com a função de proibir a parada de veículos nos cruzamentos e permitir que esses espaços permaneçam liberados. Neste caso, para as saídas rápidas das viaturas.


Veículos terão de parar na avenida JK quando a sinalização indicar (Foto: CBM/Divulgação)

De acordo com os Bombeiros, esse era um pedido antigo da corporação, para garantir mais segurança na saída dos veículos para atendimentos de urgência e emergência.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, fechar o cruzamento configura infração média de trânsito. Portanto, o condutor deve estar ciente da sinalização no local para evitar transtornos.


Caminhão bombeiro na saída da garagem (Foto: CBM/Divulgação)

A outra mudança na JK é a instalação de um semáforo no mesmo local (em frente ao batalhão). Ele ficará na cor verde nos dois sentidos da JK durante quase todo o tempo. Caso haja uma situação de urgência ou emergência, um botão será acionado manualmente por um bombeiro, para que o semáforo na frente da garagem passe do verde para o vermelho.


Com isso, o trânsito será interrompido na via pública em ambos os sentidos, para que seja dado início ao deslocamento das viaturas, acelerando o tempo de chegada ao local da ocorrência.


Semáforos reforçam a segurança nas manobras de bombeiros (Foto: CBM/Divulgação)

bottom of page