Tipos O- e O+ acusaram baixa em torno de 48% e estão em situação mais crítica
Apenas dois dos oito tipos sanguíneos estão com estoques aceitáveis de bolsas de sangue na Fundação Hemominas, em Divinópolis. Os outros seis tipos estão em situação crítica e de alerta, segundo atualização recente do banco de dados da instituição.
Segundo os dados da Hemominas, os tipos O- e O+ acusaram baixa em torno de 48% e estão em situação mais crítica. Já os tipos A e B positivos e negativos apontaram situação de alerta, segundo informações repassadas pela fundação.
Desde o início da pandemia a Hemominas tem registrado queda no número de doação de sangue. A expectativa era de que, com o maior controle da covid-19, as doações voltassem a crescer - o que não tem ocorrido.
Para a instituição, é urgente que as pessoas com boas condições de saúde voltem a doar sangue com regularidade. Além do agendamento prévio, para doar sangue a pessoa precisa ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Independente do sexo, os doadores devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações.
Com informações do "G1"
Comments