Buscar
  • Ricardo Welbert

Barragem transborda na mina Pau Branco, em Nova Lima


Local atingido pelos rejeitos do transbordamento em Pau Branco (Foto: Reprodução de redes sociais)

Localização da Mina de Pau Branco, em Nova Lima (Foto: Google Maps/Reprodução)

Resumo: Parte da barragem da Mina de Pau Branco, da Vallourec, no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na manhã deste sábado (8). O rompimento, confirmado pelo Corpo de Bombeiros, foi uma transbordamento de um dique de contenção de água e interditou o trecho da rodovia BR-040 no local. Os bombeiros afirmam que a estrutura é segura e não corre risco de romper mais uma vez. Não há vítima.

Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsApp


Corpo de Bombeiros


Às 11h25 o Corpo de Bombeiros informou que apura a possibilidade de que o rompimento tenha se dado em uma tubulação. Próximo das 12h, a corporação afirmou que se tratou do rompimento de um dique que armazenava água - e não rejeitos de mineração, como ocorreu em Brumadinho e Mariana.


Defesa Civil


Segundo a Defesa Civil de Nova Lima, não houve rompimento da barragem, e sim um sobrecarga do sistema de drenagem, que não teria suportado a chuva e transbordado.


O órgão informou ainda que moradores relataram terem ouvido a sirena da barragem ser acionada, porém a Defesa Civil diz que se trata apenas de um teste do sistema sonoro da estrutura.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro viaturas militares estão a caminho do local e o Batalhão de Operações Aéreas também foi acionado para a ocorrência.


Trânsito


O trânsito na BR-040 está completamente interditado nas duas direções na altura do KM 562.







Com informações de "G1", "CNN", "Itatiaia" e "O Tempo"



0 visualização0 comentário