Buscar
  • Ricardo Welbert

Bombeiros alertam sobre golpe por e-mail no Centro-Oeste

O Corpo de Bombeiros alerta a população do Centro-Oeste de Minas sobre um golpe virtual aplicado em nome da corporação na região. De acordo com um comunicado divulgado nesta quinta (6), e-mails têm sido enviados com um suposto link para acesso a informações sobre o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o andamento do processo de regularização de edificações.


Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsAp


A corporação não envia essas mensagens.


“Foi detectado que no município de Divinópolis e em algumas cidades da região Centro-Oeste, algumas pessoas estão recebendo um e-mail fraudulento, contendo informações inverídicas sobre o vencimento do AVCB, o qual contém um arquivo e um link de acesso a uma página que não carrega”.

A corporação destaca que a prática é crime de estelionato e orienta a todo cidadão que receba a mensagem a não fazer nenhum tipo de pagamento e nem clicar em links ou baixar arquivos suspeitos, para evitar instalar vírus que possam pôr em risco a segurança do usuário.


Preocupação com a segurança digital é importante (Foto: Pixabay/Pexels)

Outra orientação é sobre informar à Polícia Civil sobre o recebimento da mensagem suspeita, para que seja possível investigar e responsabilizar os estelionatários.


“A consulta referente à situação da edificação no que diz respeito à sua regularização perante ao Corpo de Bombeiros, bem como o acesso aos serviços de Segurança contra Incêndio e Pânico, são realizados exclusivamente através do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip) ou presencialmente em nossas unidades. Outras informações podem ser encontradas no site dos Bombeiros.


O Serviço de Inteligência dos Bombeiros e a Polícia Civil já estão adotando as medidas legais no sentido de identificar e responsabilizar os envolvidos.

14 visualizações0 comentário