Um grave acidente envolvendo quatro veículos ocorreu no começo da tarde desta terça-feira (23) na BR-494, em Divinópolis. Segundo as primeiras informações confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu um carro de passeio, uma motocicleta e duas carretas. A morte de uma pessoa havia sido confirmada.
Dinâmica do acidente
De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 12h15.
Primeiro, o motorista do carro de passeio, de 82 anos, atingiu a motocicleta ocupada pelo piloto, de 29 anos, e o passageiro, de 37. O piloto não resistiu e morreu no local. O passageiro e o motorista do carro foram socorridos pelo Samu.
Logo depois desta colisão, uma carreta que seguia no mesmo sentido desviou do acidente e bateu de frente com outra, no sentido oposto. A colisão provocou vazamento de contribuível, uma série de explosões dos pneus e fogo bastante intenso. Os motoristas das carretas foram atendidos no local pelo Samu. Eles não apresentaram ferimentos.
Combate às chamas
Bombeiros atuaram no combate às chamas dos veículos com o uso de um caminhão auto bomba tanque. Foram utilizados quase 10 mil litros de água e uma guarnição permaneceu no local para as atividades de rescaldo do incêndio.
A Polícia Militar Rodoviária sinalizou o trecho e orientou quem passava pelo local. Os dois sentidos da via foram interditados para os trabalhos.
Informações do Samu
Às 15h37 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou informações sobre o atendimento prestado às vítimas.
"Ao chegar ao local, a equipe da Unidade de Suporte Avançado encontrou duas vítimas, sendo a primeira um homem de 25 anos, inconsciente, com trauma cranioencefálico, lesão na face e no lábio. Após receber os primeiros atendimentos, e ser imobilizada, a vítima foi encaminhada em estado grave para a sala vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus", informa o Samu.
A segunda vítima já estava morta.
Outra equipe do Samu que passava pelo local fez o atendimento ao motorista do carro. A vítima, um homem de idade não informada, estava consciente, estável, com cortes nas mãos, causados por estilhaços de vidro.
Uma filha da vítima chegou ao local e precisou de atendimento devido a uma crise de ansiedade.
Após receberem os primeiros atendimentos, ambos foram encaminhados ao Hospital Santa Mônica, em Divinópolis, pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros.
A equipe do Samu atendeu ainda os motoristas das duas carretas que se envolveram em um segundo acidente no local e de dois policiais militares que faziam a segurança da cena no momento da colisão dos veículos. "Todos estavam conscientes, estáveis, sem sinais de fraturas, e após serem atendidos, foram liberados no local".
Informações do Corpo de Bombeiros
O 10° Batalhão de Bombeiros Militar informou que foi acionado no início da tarde desta terça-feira (23), para atendimento de um acidente envolvendo quatro veículos, sendo duas carretas, um automóvel, uma motocicleta com duas vítimas.
"Chegando ao local, os bombeiros se depararam com o acidente, onde inicialmente tratava-se de uma colisão entre um automóvel e uma motocicleta, com duas vítimas que estavam na motocicleta. Após este primeiro acidente, uma carreta colidiu com outra, ao lado do automóvel que estava envolvido no primeiro acidente. Com a colisão entre as carretas, houve um incêndio nestes veículos onde havia o risco de também incendiar o primeiro automóvel", relata o Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo os bombeiros, dentre as duas vítimas no local, uma estava em óbito, sendo constatado o óbito pelo médico do Samu. A segunda vítima foi socorrida pelo Samu.
"O Corpo de Bombeiros atuou no combate às chamas dos veículos, o condutor do automóvel, veio a ter um mal súbito momentos depois do acidente e foi conduzido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiro para a UPA. Uma guarnição permaneceu no local para as atividades de rescaldo do incêndio", informam os Bombeiros.
Cobertura da MAIS! no rádio e na internet
O jornalismo da MAIS! acompanhou em tempo real e atualizou frequentemente os ouvintes pelo rádio e também nesta reportagem na internet.
Os primeiros relatos informaram que o choque ocorreu por volta das 12h15. As primeiras imagens do caso, que logo circularam por grupos no WhatsApp, mostraram veículos em chamas e uma intensa fumaça preta. Por elas foi possível notar que o trânsito ficou prejudicado nos dois sentidos da via. A repórter Sara Maia informou ao vivo.
No boletim das 15h45, Sara Maia apresentou novas informações sobre a dinâmica do acidente. Em seguida, chamou a repórter Amanda Quintiliano, que relatou, direto da redação do "Portal Gerais" em Divinópolis, a confirmação da primeira morte causada pelo acidente.
No boletim das 18h20, o ouvinte da MAIS! foi atualizado com novas informações sobre o caso e ainda acompanhou, em som pelo rádios e com imagens na internet, alguns vídeos de pessoas que testemunharam as chamas e o desespero de quem estava no local.
Vídeos: WhatsApp/Reprodução
Comentarios