Buscar
  • Ricardo Welbert

Caixas d'águas destampadas são desafio a mais contra doenças em Nova Serrana

Reservatórios acessíveis ao mosquito Aedes aegypti favorecem dengue, zika, febre amarela, chikungunya e outros males



Um dos maiores desafios que a Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana enfrenta no combate ao mosquito Aedes aegypti é o crescente número de caixas d’água sem tampas. Muitas estão assim há muito tempo.


Caixa d'água sem tampa vira berçário para larvas do mosquito (Foto: PMNS/Divulgação)

1️⃣ Participe do grupo de notícias 1 da MAIS! no WhatsApp


Mesmo com as orientações dos agentes de endemias, muitos moradores resistem em vedar o reservatório. Por causa de recentes chuvas com ventos fortes, muitas tampas se soltaram e os proprietários de muitos imóveis não tiveram o cuidado de colocá-las no lugar.


Caixa d'água destampada e cheia de larvas do Aedes aegypti (Foto: PMNS/Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Saúde, a higienização da caixa d’água e o tapamento correto evitam a proliferação do mosquito, que transmite dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Além dessas doenças, a presença de larvas do mosquito na água de consumo pode gerar em gastroenterites, hepatite A, leptospirose e outras doenças.


2️⃣ Participe do grupo de notícias 2 da MAIS! no WhatsApp


Esses cuidados são muito importantes para garantir o armazenamento correto da água usada no consumo em casas e prédios comerciais ou residenciais. Para manter a boa qualidade da água e que ela fique livre de impurezas, o indicado é que a limpeza da caixa seja realizada de seis em seis meses.


Usar telha ondulada como tampa de caixa d'água não ajuda em nada, pois mosquito entra pelas ondulações (Foto: PMNS/Divulgação)

Benefícios


A falta de higienização e tapagem dos reservatórios de água pode comprometer a saúde de sua família ou de sua equipe. Por isso é recomendado fazer limpezas periódicas para impedir a contaminação da água potável por sujeiras, insetos e bactérias que podem causar doenças e infecções.


Exemplo de jeito certo de manter reservatório bem fechado e livre de mosquitos (Foto: PMNS/Divulgação)

0 visualização0 comentário