top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Cemig alerta sobre perigos dos 'gatos', ligações clandestinas na rede elétrica

Companhia divulgou balanço de casos detectados em 2021 em Minas


Fiação enroscada que caracteriza 'gatos' oferece vários perigos ao consumidor (Foto: Edson de Oliveira/EPTV)

As ligações irregulares de energia elétrica (os famosos "gatos") pesam no bolso de quem paga a conta regularmente, provocam acidentes e até mortes. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) fez um alerta sobre os riscos do furto de energia.



Os "gatos" afetam diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia. Entre as consequências, as mais graves são os acidentes que podem levar à morte, já que as ligações clandestinas não atendem aos padrões de fornecimento seguros.



Quem faz "gato" corre risco de ter de lidar com rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, choques elétricos, interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede, que prejudicam não só a casa de onde partiu a ligação irregular, mas toda a região.


A Cemig informou que em todo o ano de 2021 foram regularizadas 13.002 ligações elétricas com indícios de fraudes na medição ou nos contratos de fornecimento na região Centro-Oeste de Minas. Só em Divinópolis foram 2.364 situações regularizadas.



Além de todo o perigo que envolve, fazer "gato" na rede elétrica também É crime previsto em lei, com pena que vai de um a oito anos de prisão.


Com informações do "G1"

Commentaires


bottom of page