Companhia divulgou balanço de casos detectados em 2021 em Minas
As ligações irregulares de energia elétrica (os famosos "gatos") pesam no bolso de quem paga a conta regularmente, provocam acidentes e até mortes. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) fez um alerta sobre os riscos do furto de energia.
Os "gatos" afetam diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia. Entre as consequências, as mais graves são os acidentes que podem levar à morte, já que as ligações clandestinas não atendem aos padrões de fornecimento seguros.
Quem faz "gato" corre risco de ter de lidar com rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, choques elétricos, interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede, que prejudicam não só a casa de onde partiu a ligação irregular, mas toda a região.
A Cemig informou que em todo o ano de 2021 foram regularizadas 13.002 ligações elétricas com indícios de fraudes na medição ou nos contratos de fornecimento na região Centro-Oeste de Minas. Só em Divinópolis foram 2.364 situações regularizadas.
Além de todo o perigo que envolve, fazer "gato" na rede elétrica também É crime previsto em lei, com pena que vai de um a oito anos de prisão.
Com informações do "G1"
Comments