Nova Serrana, Lagoa da Prata e Perdigão contabilizam danos; Climatempo explica fenômeno
Cidades do Centro-Oeste mineiro ainda contabilizam estragos causados pelo temporal que atingiu a região na tarde de segunda-feira (16). Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Cemig tiveram bastante trabalho em municípios como Nova Serrana, Divinópolis, Lagoa da Prata e Perdigão.
Nova Serrana
Em Nova Serrana o temporal causou estragos como quedas de paredes, de de telhados e tampas de caixas d'água. A Defesa Civil de Nova Serrana divulgou nesta terça (17) um balanço das ocorrências atendidas na véspera (16) após recebimentos de chamadas feitas ao telefone 199 para atendimentos a situações decorrentes do temporal que atingiu o município durante a tarde, com ventos e chuvas que duraram até à noite.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para quedas de árvores e também danos na fiação elétrica. Na avenida Maranhão, no bairro Sandra Regina, uma equipe da Cemig removeu uma pequena parede construída à beira da laje de um imóvel, que desabou com a força do vento e ficou pendurada na fiação (vídeos abaixo).
Divinópolis
Em Divinópolis houve registro de chuva de granizo em alguns pontos das cidades. Porém, houve relato de feridos. O Corpo de Bombeiros informou que, por volta das 18h da segunda, estava mobilizado para atender a 24 chamadas relacionadas a queda de árvores sobre casas e veículos.
Só no bairro Danilo Passos quase dez árvores foram parar no chão por conta da ventania. Na região sudeste as trovoadas assustaram os moradores dos bairros Realengo e Belvedere. Na cidade também choveu granizo em algumas regiões, como no bairro Santa Clara.
Lagoa da Prata
Em Lagoa da Prata, além do granizo que assustou os moradores, também houve queda de árvore sobre uma casa. Segundo a Defesa Civil, houve apenas um chamado de emergência, mas sem feridos.
Perdigão
Em Perdigão, a chuva também causou queda de árvore na estrada que liga o munícipio a Nova Serrana. O trecho precisou ser interditado para a remoção.
Rede elétrica
A Cemig afirmou que a previsão é de que a maior parte dos clientes afetados com falta de energia causada pela temporal tenha o serviço normalizado em menos de 24 horas.
Fenômeno climático
De acordo com o Climatempo, o temporal trouxe consigo uma queda brusca nas temperaturas para os próximos dias. Isso porque a chuva forte se deve a uma frente fria que passou pela região Oeste de Minas.
"O granizo se deve à descida do ar quente sobre uma rampa de ar frio. São chuvas isoladas, que acontecem nesta época e no mês de setembro".
Essa massa polar vai causar um declínio acentuado nas temperaturas, principalmente nas madrugadas. As temperaturas mínimas vão ficar entre 7ºC a 8ºC, com temperaturas ainda mais geladas a partir de quarta-feira (18).
Com informações do "G1"
Comments