Buscar
  • Jornalismo MAIS!

CNH vai mudar e será digital a partir de junho



Nova CNH deverá ser impressa com recursos diferentes da atual (Foto: EBC)

Além do RG, que muda até março de 2023 com a identificação única pelo número do CPF, a Carteira Nacional de Habilitação também sofrerá modificações. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito alterou o formato do documento, que a partir de 1º de junho deste ano passa a ser digital, disponível pelo aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito”.


O modelo impresso, por enquanto, continua válido. A transição para o novo padrão será obrigatória, no prazo definido apenas para aqueles que renovarem a CNH ou tirarem a primeira habilitação.


Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsApp


A ideia é alinhar o modelo do documento brasileiro com o padrão internacional, com dispositivos de segurança contra falsificações. A nova CNH terá impressão com tinta especial, fluorescente, que brilha no escuro e itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior.


A combinação de cores será de verde e amarelo e a assinatura logo abaixo da foto.


Linhas diferentes


Numa linha inferior, haverá silhuetas de veículos, onde serão marcadas as categorias para as quais o motorista está habilitado.


Logo abaixo, uma área para informações sobre restrições médicas ou exercício de atividade remunerada. O documento terá código P para habilitação provisória (de iniciantes) e D para a definitiva.


O que não muda: o QRCode e a validade do documento de dez anos para motoristas abaixo de 50 anos, cinco para até 69 anos e três para condutores de mais de 70 anos.


Com informações da “Rádio2”



12 visualizações0 comentário