Vereadora mais votada da história de Divinópolis, professora foi eleita para Legislativo estadual
Em entrevista à MAIS! nesta sexta-feira (14), a vereadora de Divinópolis e deputada estadual eleita Lohanna França (PV) falou sobre aspectos que marcam seu atual mandato parlamentar e dos planos que tem para quando assumir na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), em janeiro de 2023, a vaga que conquistou com 67.178 votos.
A primeira pergunta feita à entrevistada foi sobre projetos dela que foram colocados em prática e emendas parlamentares que ela destinou a setores como educação, saúde e meio ambiente, que ela considera prioritárias na atual legislatura em Divinópolis e que, afirma, pretende priorizar também a nível estadual.
O segundo tópico foi a "CPI da Educação" que Lohanna presidiu no legislativo divinopolitano e que apurou indícios de irregularidades na compra de notebook e de mais de 120 unidades de um brinquedo no valor total superior a R$ 1,2 milhão pela Secretaria Municipal de Educação. A Comissão Parlamentar de Inquérito analisou documentos, ouviu testemunhas e elaborou um relatório final com mais de 100 páginas e que a Câmara decidiu, por maioria de votos dos vereadores, arquivar.
A terceira questão foi sobre projetos de lei propostos por Lohanna que foram aprovados para áreas como saúde da mulher, garantia de melhores oportunidades para elas no mercado de trabalho e também violência de gênero.
A violência contra mulheres foi o gancho para a quarta pergunta, sobre as muitas ameaças que Lohanna já recebeu desde o começo da carreira política. Muitos boletins de ocorrência já foram registrados por ela. O caso mais recente foi registrado na terça-feira (11), quando recebeu uma ameaça que partiu de um e-mail divulgado pelo deputado estadual e senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC), que nega envolvimento no envio da mensagem, como mostra esta reportagem da MAIS!.
Por fim, Lohanna agradeceu aos eleitores de Nova Serrana, especialmente entre os mais jovens e as mulheres. Públicos que acolheram as propostas apresentadas e deram a ela 729 votos no município.
Comentários