Buscar
  • Jornalismo MAIS!

Dia Mundial da Saúde Bucal: visitas ao dentista previnem até câncer na boca


Especialista recomenda ida periódica ao profissional dentista (Foto: Caroline LM/Unsplash)

A cada três anos, surgem mais de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe. A doença pode ser confundida com outros problemas comuns de saúde bucal.


Participe do grupo de notícias da MAIS! no WhatsApp


O oncologista Andrey Soares fala sobre alguns sinais que podem indicar alterações e estar relacionadas ao câncer de boca.


“Em geral, o sinal mais comum é uma lesão ou uma ferida, tipo uma afta, que é persistente e pode permanecer por mais de duas semanas. Então, qualquer ferida que tenha na boca, que eventualmente permaneça por mais de duas semanas, é necessária sempre uma atenção. Procurar alguém para avaliar”.

Para evitar que uma doença de maior gravidade avance é importante visitar regularmente o dentista e realizar exames que possam detectar o problema precocemente. Andrey Soares acrescenta que o tratamento varia conforme o tipo e extensão do tumor.


Vinte de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal. Data para lembrar das medidas de prevenção para os problemas que podem afetar a região da boca, muitos deles provocados pelo tabagismo e pelo consumo excessivo de álcool.


Com informações da "Rádio2"


0 visualização0 comentário