A cada três anos, surgem mais de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe. A doença pode ser confundida com outros problemas comuns de saúde bucal.
O oncologista Andrey Soares fala sobre alguns sinais que podem indicar alterações e estar relacionadas ao câncer de boca.
“Em geral, o sinal mais comum é uma lesão ou uma ferida, tipo uma afta, que é persistente e pode permanecer por mais de duas semanas. Então, qualquer ferida que tenha na boca, que eventualmente permaneça por mais de duas semanas, é necessária sempre uma atenção. Procurar alguém para avaliar”.
Para evitar que uma doença de maior gravidade avance é importante visitar regularmente o dentista e realizar exames que possam detectar o problema precocemente. Andrey Soares acrescenta que o tratamento varia conforme o tipo e extensão do tumor.
Vinte de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal. Data para lembrar das medidas de prevenção para os problemas que podem afetar a região da boca, muitos deles provocados pelo tabagismo e pelo consumo excessivo de álcool.
Com informações da "Rádio2"
Comentários