top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Escolas de Nova Serrana têm segurança reforçada com câmeras, sistema de emergência e policiamento

Prefeitura instala 1,2 mil equipamentos de videomonitoramento; Estado reforça presença policial


Câmera é instalada em escola do município (Foto: PMNS/Divulgação)

Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas, a Prefeitura de Nova Serrana anunciou um aumento na instalação de câmeras de monitoramento nas unidades de ensino da rede municipal.



São cerca de 1,2 mil câmeras, distribuídas por 56 escolas. A ação faz parte do projeto “Cidade Inteligente”. O investimento total é de R$ 70 milhões.


“Nós não estamos apagando fogo. Este é um projeto que já estava em andamento. [... ] As câmeras de segurança que estão sendo instaladas nas escolas e Cmeis serão implementadas também em outros prédios públicos. É uma ação muito mais ampla e que demonstra o compromisso da nossa gestão com a população de Nova Serrana", diz o prefeito Euzebio Lago (MDB).

O monitoramento das imagens será de 24h por dia, por um centro de controle. As escolas ainda terão um dispositivo para emergência que quando acionado enviará um alerta à central de comando e a polícia será avisada.


Estado também adota medidas


A Polícia Militar também segue instruções do Governo de MInas para intensificar a aplicação de medidas já em curso nas escolas, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Progea (Programa de Educação Ambiental) e a Patrulha Escolar.



Durante visitas às instituições de ensino, policiais repassam dicas de segurança e autoproteção a estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar, além de darem palestras e atuarem em ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede de segurança por meio de uma rotina educativa.


“Há uma valorização de uma interdisciplinaridade que já ocorria e se torna mais forte agora, com a participação das famílias, já promovida pela Secretaria de Estado de Educação, e com um resgate da participação ativa das pessoas”, observa o tenente coronel Flávio Santiago.

A Polícia Militar também desempenhou esse trabalho em mais de 1.400 unidades das redes federal, municipal e particular de ensino. A ação continuará nos próximos dias.


Policiais militares em frente a escola (Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)





Comments


bottom of page