Buscar
  • Sara Maia

Guarda Municipal ganha novos poderes em Nova Serrana


Multar infratores de trânsito é uma das novas atribuições (Foto: GMNS)

Com a municipalização do trânsito em Nova Serrana, algumas atribuições que antes cabiam a órgãos como as polícias Civil e Militar agora ficam também a cargo da Guarda Municipal. A lei foi publicada em 2020 e desde então várias mudanças têm sido implantadas. Sobre isso a MAIS! entrevistou ao vivo nesta sexta-feira (21) o secretário de Defesa Social, Antônio Marcos de Oliveira (Sargento Marcos).


Assista à íntegra da entrevista



Ouça a íntegra da entrevista



Leia a íntegra da entrevista


Qual é a situação atual do trânsito na cidade?

Como todos que acompanham o trânsito de Nova Serrana sabem, há mudanças nas vias. Várias ruas da cidade já foram mudadas de direção. Desde 2019 a gente vem trabalhando aí. A administração do prefeito Euzébio tem investido muito nessa parte de trazer segurança para nossos usuários de vias. A nossa secretaria de Trânsito, através do nosso superintendente de Trânsito, Julimar Silva, que já vem fazendo um belo trabalho nessa situação. Porque mudando as placas, as sinalizações, a gente teve que entregar o terreno primeiro para depois fazer a fiscalização. Então a gente mexeu bastante na questão de trânsito da cidade e agora sim a gente entra em uma nova fase.



Quais são agora as competências da Guarda Municipal no trânsito?

A Guarda Municipal teve um concurso público e, no final do ano passado, a gente conseguiu formar os agentes, guardas municipais concursados. Passando a ser concursados, essa Guarda nossa vem desde 2004. No ano passado teve esse concurso e esses guardas passaram a ter competências legais para agir no trânsito da cidade e em outras situações também. Falando em trânsito, o guarda municipal virou agente de trânsito. Ele pode fazer atuações de veículos em locais proibidos, fazer autuações e também trabalhar no foco da educação, de prestar esclarecimentos ao cidadão.


Agentes fiscalizam veículo durante abordagem a suspeitos (Foto: GMNS)

Quais são as mudanças mais significativas que já ocorreram e que ainda vão ocorrer no trânsito?

As mudanças significativas foram as mudanças nas vias. São várias ruas da cidade em que a gente já observa que são mão única. Houve a necessidade de fazer devido a algumas ruas nossas serem estreitas. A gente teve mudanças de vias. Ao longo da cidade, os trajetos mudaram. Houve muitos benefícios para o cidadão. Porque a nossa preocupação é o cidadão sair de manhã para ir para o trabalho, chegar com segurança ao trabalho e retornar do trabalho com segurança. Então este é o foco. A competência da Guarda Municipal, além de fazer essa fiscalização, de orientar, de fazer conferir o que a lei de trânsito determina, a gente também planeja, no futuro, porque devido a essas fiscalizações estão até acabando os locais de estacionamento, creio eu que até antes do meio do ano, implantar o rotativo na cidade. Para dar uma democratização no trânsito. A pessoa ter um local, um espaço para estacionar seu veículo, poder fazer uma compra no comércio, sair e voltar sem ter problemas de local para estacionar.


Agentes da Guarda Municipal durante apoio em clube de Nova Serrana (Foto: GMNS/Divulgação)

A nova Guarda Municipal, que começou em novembro do ano passado, é formada por profissionais de segurança pública concursados e que passaram por um treinamento de quatro meses. Como isso melhora o serviço?

Isso melhora muito. Significativamente. Porque agora nós temos profissionais dedicados, com qualidade. Houve um treinamento específico nessa área. Então a gente entrega um profissional de qualidade. A segurança com qualidade. Nós temos agora, no nosso município, mais essa força. Além de ser uma competência de outros órgãos, não somente da Guarda Municipal, como as polícias Militar e Civil, nós agregamos a isso a segurança do nosso município. Entregamos agentes preparados, que sabem fazer uma abordagem, perguntar ao cidadão o que necessita, orientá-lo e trazer essa qualidade que a gente sempre procura para o nosso cidadão.


Agentes da Guarda Municipal durante aula teórica (Foto: GMNS/Divulgação)

Alguma consideração final?

Durante esses tempos a gente tá soltando decretos. Inclusive, nessas mudanças de trânsito, a gente soltou o decreto 142, que até para questão de trânsito, a gente pede aos donos de autoescola que as áreas destinadas ao treinamento de alunos já estão destinadas. Então que, na área central, o condutor seja o instrutor. Então esse decreto já prevê essa mudança, que ajuda bem naquele momento do trânsito mais congestionado. Então hoje nós já temos os locais de acordo com o decreto, que são já apontados nos treinamentos, que são: próximo ao clube Araguaia, prolongamento Araguaia, bairros Eldorado, Amazonas, Morada Nova e Cidade Jardim. Então é aquela saída para Perdigão. Essa é a área de treinamento dos alunos. Na área central, a gente pede que esse decreto seja cumprido pelas autoescolas.



(*) Por Sara Maia (estagiária), sob supervisão de Ricardo Welbert (jornalista)


117 visualizações0 comentário