Efeitos da guerra na Ucrânia podem refletir no setor agrícola brasileiro. O estoque de fertilizantes no Brasil deve durar três meses, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).
A entidade alerta para a possível falta do produto, com a tendência de diminuição da oferta dos produtos no mercado global. A Rússia é um dos principais fornecedores internacionais e de lá sai boa parte das importações para o agronegócio brasileiro.
Além da falta de insumos, os preços podem ser afetados e devem subir, caso haja escassez em escala mundial, estima a Anda. A entidade avalia que é prematuro estimar, em profundidade, os impactos da guerra para o setor.
O Brasil importa anualmente cerca de nove milhões de toneladas de insumos para fertilizantes do Leste europeu. O montante representa 25% das compras no exterior.
Outro produto com risco de escassez é o cloreto de potássio. O Brasil compra três milhões de toneladas do composto químico da Rússia – e já tinha cerca de dois milhões de toneladas comprometidas com as sanções a Belarus.
De acordo com a Anda, os fertilizantes nitrogenados, principalmente o nitrato de amônio, adquiridos em grande quantidade da Rússia, também estão em atenção para o risco de faltar. Com informações da "Rádio2"
コメント