top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornalismo MAIS!

Insumos agrícolas podem faltar com guerra na Ucrânia; Brasil tem estoque para 3 meses


Brasil importa anualmente cerca de 9 milhões de toneladas de insumos para fertilizantes do Leste europeu (Foto: EBC)

Efeitos da guerra na Ucrânia podem refletir no setor agrícola brasileiro. O estoque de fertilizantes no Brasil deve durar três meses, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).



A entidade alerta para a possível falta do produto, com a tendência de diminuição da oferta dos produtos no mercado global. A Rússia é um dos principais fornecedores internacionais e de lá sai boa parte das importações para o agronegócio brasileiro.


Além da falta de insumos, os preços podem ser afetados e devem subir, caso haja escassez em escala mundial, estima a Anda. A entidade avalia que é prematuro estimar, em profundidade, os impactos da guerra para o setor.


O Brasil importa anualmente cerca de nove milhões de toneladas de insumos para fertilizantes do Leste europeu. O montante representa 25% das compras no exterior.


Outro produto com risco de escassez é o cloreto de potássio. O Brasil compra três milhões de toneladas do composto químico da Rússia – e já tinha cerca de dois milhões de toneladas comprometidas com as sanções a Belarus.


De acordo com a Anda, os fertilizantes nitrogenados, principalmente o nitrato de amônio, adquiridos em grande quantidade da Rússia, também estão em atenção para o risco de faltar. Com informações da "Rádio2"

3 visualizações0 comentário
bottom of page