top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Maquinista morre em descarrilamento de trem em Formiga

Atualizado: 13 de abr. de 2022

Vítima ficou presa às ferragens; veja fotos

Primeiras imagens do acidente mostram a destruição da composição férrea (Foto: Reprodução de redes sociais)

O maquinista de um trem morreu em um descarrilamento de locomotiva na manhã desta quarta-feira (13) em um trecho da linha férrea que corta o povoado de Paneleiros, na zona rural de Formiga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, de 30 anos, ficou presa às ferragens. A morte foi confirmada por um médico do Samu. Saiba logo abaixo a posição da VLI, dona do trem.


Equipe dos Bombeiros avalia perímetro do acidente (Foto: CBM/Divulgação)


Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado para atender à ocorrência foi recebido por volta das 10h20. Quando a equipe chegou ao loca, verificou que se tratou de um descarrilamento de trem composto, seguido pelo tombamento de duas locomotivas e vinte e oito vagões que transportavam cimento e calcário.


A composição havia saído da cidade de Arcos com destino a Barra Mansa, no Rio de Janeiro.


Sequência de vagões tombados (Foto: CBM/Divulgação)

Dinâmica do acidente


Esse acidente aconteceu em um trecho da linha férrea que corta o povoado de Paneleiros, na zona rural de Formiga. Segundo relatos feitos aos bombeiros, no começo da descida, antes do tombamento, o condutor da composição férrea já estava acionando o apito sonoro, provavelmente para alertar às pessoas na área para o fato de que o trem estava se aproximando, indicando provavelmente algum problema mecânico.


Registro mostra que ferragens dos trilhos não foram danificadas (Foto: Samu/Divulgação)

O trem chegou à curva com uma velocidade muito acima daquela com que normalmente passa por aquele trecho da via férrea. Após o tombamento da composição, o maquinista ficou preso às ferragens e morreu.


Fogo


Depois do tombamento começou um incêndio nas composições traseiras, que não atingiu a locomotiva em que se encontrava o corpo do condutor. As chamas acabaram sem a necessidade de um combate direto.


Locomotiva tombou para o lado direito e efeito reverberou pelos vagões (Foto: CBM/Divulgação)

A ocorrência foi atendida por bombeiros militares de Formiga e por militares do 10º Batalhão de Bombeiros de Divinópolis, com empenho de duas viaturas de combate a incêndio, uma viatura de salvamento, além do apoio de uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas e uma ambulância do Samu.


Corpo da vítima e investigação


O corpo da vítima foi retirado das ferragens pelos militares do Corpo de Bombeiros já no fim do dia e já foi liberado ao serviço funerário. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram no local para procedimentos que cabem a cada uma delas.


Helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas ficou disponível para possíveis resgates (Foto: Samu/Divulgação)

Empresa


A VLI (Valor da Logística Integrada), empresa responsável pelo transporte ferroviário, declarou por meio de nota que lamenta o ocorrido, presta o devido suporte a todos e apura internamente as causas do acidente.


Parte da composição férrea que descarrilou e tombou em Formiga (Foto: Marcela Mesquita/G1)

Com informações do "Portal Gerais" e do "G1"



bottom of page