top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Minas Gerais tem 31 barragens em emergência


Mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais (Foto: Reuters)

Depois de um fim de semana mais seco em relação ao início do ano, o temor de novas chuvas intensas volta a pairar sobre Minas Gerais. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para os próximos dias, que inclui risco de alagamentos no estado.



Essa probabilidade reacende a preocupação sobre a situação das barragens espalhadas por Minas, algumas delas em estado crítico com chance de rompimentos e acidentes.


O Brasil possui hoje cerca de 900 barragens mapeadas pela ANM (Agência Nacional de Mineração). Segundo o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Pedro Paulo Dias, metade delas são pequenas demais para oferecer algum risco de acidente.


Das cerca de 450 barragens restantes que têm um porte mais significativo, o secretário conta que 31 estão em estado de emergência em Minas Gerais, com três já no nível máximo de alerta.



"Só que essas três barragens possuem o que a gente chama de 'backup dam', que é uma espécie de barragem de segurança, que contém o fluxo da lama em caso de um eventual rompimento. Caso haja algum evento, já há uma contenção. Uma barreira de segurança que permite interromper um fluxo de lama que poderia decorrer desse evento"

A situação de risco das barragens pode mudar a qualquer momento, principalmente se houver excesso ou diminuição das chuvas. Por isso, a ANM informou que está intensificando as visitas de vistoria e orientação. A agência disse ainda que as pessoas que vivem nas proximidades das barragens em nível 3 de alerta já foram retiradas desses locais.


As barragens em situação crítica são a B3/B4, em Nova Lima; a Forquilha 3, em Ouro Preto; e a Sul Superior, em Barão de Cocais. A Vale, empresa responsável por essas barragens, garantiu que elas não apresentam alterações estruturais e informou que as estruturas de contenção para o caso de acidentes estão em pleno funcionamento.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page