top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Nova Serrana autoriza volta de funerais no Velório Municipal

Cerimônias no local estavam restritas desde abril de 2020 por causa da pandemia


Imagem de arquivo mostra o Cemitério da Paz em Nova Serrana (Foto: PMNS/Divulgação)

A Prefeitura de Nova Serrana autorizou a retomada de funerais no Velório Municipal. As cerimônias no local estavam restritas desde abril de 2020, por causa da pandemia de covid-19. Apesar de a pandemia não ter acabado, a Prefeitura justifica que as novas medidas se devem ao avanço da vacinação contra a doença.



No entanto, em casos de morte confirmada ou suspeita por covid-19, os corpos deverão ser colocados em caixões lacrados, que não poderão ser abertos em hipótese alguma. Também nesses casos não será permitida a cerimônia de velório.


Outras regulamentações


Conforme decreto municipal publicado, fica regulamentada a retomada das cerimônias de despedidas e funerais no Velório Municipal, bem como no cemitério e em velórios particulares, observando-se as medidas sanitárias de contenção da pandemia.


O documento diz ainda que nos velórios de falecidos não qualificados como casos suspeitos de covid-19 não haverá restrições quanto ao tempo de duração, mas é recomendado manter as medidas de prevenção e higiene de contenção da pandemia.


Sepultamento de vitima da covid-19 no Brasil (Foto: Robson Rocha/Agência F8/Estadão)

Em casos de pessoas que tiveram diagnóstico prévio da covid-19, que cumpriram o período de isolamento e foram liberadas pelo médico, mas morreram por outras causas e ou complicações da doença, caberá ao médico avaliar, por meio de atestado, o risco e medidas restritivas durante o velório e sepultamento.



Todos aqueles que forem manusear ou transportar os corpos de pessoas suspeitas ou confirmadas de contaminação pelo coronavírus devem usar equipamentos de proteção individual e fazer os procedimentos indicados pelas normas técnicas emitidas pelas autoridades sanitárias responsáveis.


bottom of page