Buscar
  • Ricardo Welbert

Nova Serrana tem novas diretrizes para instalar câmeras em escolas

Lei prevê que sistema de vigilância abranja área externa e espaços internos


Uma das escolas municipais de Nova Serrana (Foto: PMNS/Divulgação)

Uma nova lei com diretrizes para instalação de câmeras em escolas em Nova Serrana entrou em vigor na sexta-feira (3). De acordo com o texto, o sistema será instalado nas instituições públicas municipais de educação básica e privadas de educação infantil, que deverão colocar placas com a informação sobre a existência das câmeras.


1️⃣ Participe do grupo de notícias 1 da MAIS! no WhatsApp

2️⃣ Participe do grupo de notícias 2 da MAIS! no WhatsApp


A lei prevê que o sistema de vigilância eletrônica abrangerá a área externa e todos os espaços internos: as salas de aulas, biblioteca, pátio, refeitório e outros espaços de uso comum.


Os equipamentos não poderão ser instalados em banheiros e ambientes que possam expor a intimidade ou ferir a privacidade dos usuários.


Acesso às gravações


Qualquer profissional da escola ou responsável legal por aluno poderá pedir acesso às imagens e gravações do circuito de vigilância. Segundo a lei, o pedido pode ser para verificar "ato ilícito, reprovável ou que demonstre a ocorrência de danos morais ou pessoais".


O protocolo de permissão e fornecimento será estabelecido com base nas regras da Lei Geral de Proteção de Dados. As imagens e gravações deverão ser mantidas pela unidade escolar no prazo mínimo de 30 dias.

9 visualizações0 comentário