top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

Novo livro de Marcelo Freitas detalha desafios do jornalismo na cobertura da pandemia

Publicação traz relatos de centenas de profissionais; OUÇA ENTREVISTA COM AUTOR


No ápice da crise pandêmica jornalistas precisaram aprender a trabalhar com distanciamento e outras restrições (Foto: Carolina Antunes/PR)


O trabalho dos jornalistas na cobertura da pandemia de covid-19 é o tema do livro "Nós também estivemos na linha de frente", que o jornalista Marcelo Freitas lança pela editora Comunicação de Fato. O obra mostra bastidores daquela que, segundo o autor, foi a maior operação da imprensa brasileira em toda a sua história.


▶️ Ouça a reportagem



A publicação traz dezenas de relatos de profissionais de Minas Gerais e de vários outros estados que fizeram parte dessa linha de frente. Mostra como as redações se organizaram da noite para o dia para cobrir um acontecimento do porte da pandemia.



Detalha a rotina do jornalista que precisou trabalhar trancado em home office e tendo que noticiar algo que ele não gostaria que fosse notícia.


O livro descreve também o medo de infecção que assolou os jornalistas quando iam às entrevistas coletivas ou participavam da cobertura nos hospitais. Traz ainda histórias dos profissionais de imprensa que foram agredidos nas ruas porque defendiam o isolamento social. O livro relata um pouco de tudo isso.



Sobre o autor


A escrita é feita por alguém que entende bastante do que diz. Marcelo Freitas é jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi repórter dos jornais "Diário do Comércio", "Hoje em Dia", "O Tempo" e "Estado de Minas". Foi chefe de redação da "TV Câmara BH" e do portal de notícias "BHAZ".


Como repórter, recebeu os prêmios de jornalismo "Líbero Badaró" e "Esso" (2001) pela produção de reportagens sobre altos salários de deputados estaduais mineiros.



Atualmente é membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. É autor dos livros “Não foi por acaso” (sobre o Massacre de Ipatinga) e “A construção do tombamento” (sobre o tombamento do centro histórico de Pitangui).


Marcelo Freitas tem vasta experiência na imprensa e no mercado editorial (Foto: Comunicação de Fato/Divulgação)

Lançamento


"Nós também estivemos na linha frente: as histórias do jornalismo na pandemia" teve lançamento nesta quarta-feira (17), na sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais: avenida Álvares Cabral, 400, Centro de Belo Horizonte.


É possível garantir o exemplar pela. A obra já está disponível para venda no site da editora.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page