Vigilância Epidemiológico usará todo o efetivo; esforço é necessário por causa de aumentos de infectados
A Secretaria de Saúde de Nova Serrana prepara o terceiro Liraa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2022. É uma pesquisa que reúne informações coletadas durante vistorias feitas em vários bairros e que serve para medir o nível de infestação do mosquito que transmite doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
A coleta de informações para esse levantamento vai começar na próxima segunda (11) e tem previsão de acabar na sexta-feira (15). A Vigilância Epidemiológica pretende usar toda a equipe de trabalho.
Segundo o órgão, esse esforço é necessário por causa do aumento de casos de pessoas acometidas pelas doenças transmitidas pelo mosquito nos últimos meses em todo o Brasil. Situação que já resultou em mortes - inclusive em Nova Serrana, que já tem dois óbitos (um deles confirmado e outro ainda sob investigação).
O levantamento consiste em visitas a casas de todos os bairros da cidade com o intuito de detectar possíveis focos do mosquito. Quando o agente encontra algum foco com larvas de mosquito no local, o material é coletado e entregue ao setor de pesquisa da secretaria de Saúde, onde é identificada no laboratório a presença ou não do aedes aegypti.
Caso o resultado seja positivo, a secretaria aumentará os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito na região. Todo cidadão pode e deve ajudar nesse trabalho, que é capaz de melhorar a saúde pública e evitar mortes de amigos e familiares.
Manter quintais, lotes e prédios desabitados limpos; evitar ter vasilhas e recipientes com água parada e garantir que a sua caixa d’água está tampada e limpa é sua contribuição e sua responsabilidade. Essas simples atitudes salvam vidas.
Comments