Minas Gerais fechou o ano de 2021 com o Produto Interno Bruto com expansão de 5,1% na comparação com o de 2020 Esse resultado é superior ao do PIB brasileiro, que teve crescimento de 4,6% no mesmo período.
A estimativa do PIB do estado para o ano passado totalizou R$ 805,5 bilhões. Os setores que mais contribuíram para o aumento foram indústria e serviços. Os dados são da Fundação João Pinheiro. Segundo o pesquisador Thiago Almeida, o desempenho mais forte com relação ao ano anterior foi resultado da pandemia.
“A nossa indústria extrativa cresceu 15%. A indústria de transformação em Minas cresceu 9,4%. A gente observa uma recuperação da cadeia metal mecânica. A construção civil também apresentou bons resultados. Cresceu 12%. Esse resultado é corroborado pela evolução favorável no quantitativo de pessoal ocupado, tanto aquele mensurado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio quanto pelo Caged e pela fabricação de insumos típicos da cadeia. Com isso a gente entende o resultado da construção civil e percebe também a recuperação do setor de serviços, que cresceu 4,1%. Comércio cresceu 5,5%. A gente observa também crescimento no setor de transportes. O setor de outros serviços cresceu 7,1%”.
Comments