top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Welbert

PM alerta contra novo golpe de estelionato


Vítimas são induzidas por mensagens falsas a fornecer dinheiro (Foto: Recontaí/Reprodução)

Depois de crimes cibernéticos envolvendo auxílio emergencial, clonagem de celulares, falsos depósitos e furtos de cartões, a Polícia Militar de Minas Gerais alerta as pessoas para mais uma prática de estelionato: a criação de um falso perfil de WhatsApp usado para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima.



De acordo com a PM, a partir de um perfil pessoal ou empresarial falso, com a utilização de fotos e nomes encontrados em redes sociais, o criminoso entra em contato com amigos e familiares da vítima e diz que seu número de WhatsApp mudou.



Após algumas trocas de mensagens, o criminoso pede uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias como necessidade de pagamento a um fornecedor da empresa ou alguma necessidade pessoal, com a desculpa de já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia.


Acreditando realmente que o criminoso é uma pessoa conhecida, as vítimas fazem transferências para contas bancárias de terceiros.


“O criminoso não realiza nenhum tipo de clonagem ou solicita qualquer código enviado no telefone da vítima. Ele apenas utiliza um novo número com a foto de um conhecido ou familiar. A prática dessa modalidade criminosa tem se intensificado nas redes sociais. Portanto, as pessoas precisam ficar em estado de alerta para não caírem nesses golpes”, explica a PM.

Como prevenir


A prevenção ainda é considerada a principal estratégia de combate a esse crime. Confira dicas da PM para não ser vítima desse tipo de coisa.


  • Caso receba mensagem de algum conhecido dizendo que mudou de WhatsApp, ligue para o número que já tinha da pessoa e confirme a informação.

  • Se receber contato por telefonema ou mensagem de familiar pedindo ajuda, certifique-se de que é real. Tente entrar em contato com a pessoa ou converse com outros parentes antes de fazer qualquer depósito.

  • Não faça depósitos bancários e nem recargas de celulares para quem você não conhece.

  • Não poste muitos dados de sua vida pessoal, profissional e de relacionamento nas redes sociais. É nelas que os criminosos costumam pegar dados. Mantenha seu perfil privado.

  • Se tiver um familiar ou conhecido idoso, oriente a pessoa sobre os golpes mais comuns e como se prevenir deles.

  • Se for vítima, faça um registro na Polícia Militar com o máximo de informações.

  • Se você sabe quem está praticando golpes, denuncie pelo 190 ou 181.



34 visualizações0 comentário
bottom of page