Vereadores de Nova Serrana se reuniram na tarde desta terça-feira (7) com representantes do Cisurge Oeste (consórcio responsável pela gestão do Samu) e da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O objetivo foi discutir assuntos de interesse da população quanto à prestação de serviços de atendimento, incluindo transferências médicas entre unidades hospitalares e de pronto-atendimento da cidade e de outros municípios.
Os representes do Samu apresentaram um resumo dos atendimentos feitos desde a implantação do serviço no município, há dois anos. Eles explicaram detalhadamente protocolos que determinam o funcionamento, as atividades das ambulâncias, das equipes de profissionais socorristas, dos médicos, enfermeiros, auxiliares e também do sistema que integra o Samu à liberação de vagas para pacientes através do SUS-Fácil.
A equipe da OAB fez alguns questionamentos quanto ao tempo de resposta para deslocamento de ambulâncias, tanto de unidades simples como das ambulâncias de suporte avançado. Todas as questões foram respondidas, com o esclarecimento de que os protocolos mundiais que são seguidos para todos os pacientes de forma igualitária de acordo com as situações e necessidades apresentadas nas urgências e emergências.
A Comissão de Saúde da Câmara afirma que apura e analisa questões relacionadas às unidades que prestam serviços públicos para garantir à população serviços de saúde com qualidade e eficiência.
Comments