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  • Foto do escritorRicardo Welbert

UPA de Nova Serrana é 2ª de MG certificada pela ONA

Unidade de Pronto Atendimento foi acreditada por entidade que certifica qualidade na prestação de serviços e bom atendimento na saúde pública


Fachada da UPA de Nova Serrana (Foto: PMNS/Divulgação)

A UPA de Nova Serrana recebeu na sexta-feira última (16) certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) em virtude da boa qualidade do serviço oferecido aos usuários da saúde pública no município. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde em todo o Brasil, com foco na segurança do paciente, por meio da acreditação.



A ONA coordena o SBA (Sistema Brasileiro de Acreditação, que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.



É uma entidade reconhecida pela Sociedade Internacional para Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua, da sigla em inglês). É parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem representantes em organizações de saúde em mais de 100 países.


Comemoração e ampliação


Após a solenidade na qual foi apresentada a certificação, houve a inauguração simbólica da recente reforma pela qual passou todo o setor de espera da UPA. A sala que abriga os usuários à espera de atendimento foi ampliada, ganhou novas cadeiras e teve instalados aparelhos de ar-condicionado. Segundo a Prefeitura, uma nova ampliação do espaço já está em curso.



Samuel Castro da Silva, diretor geral da UPA, afirmou que a certificação traz a certeza de que a entidade trabalha de forma correta no atendimento aos cidadãos nova-serranenses. Ele ressaltou que a UPA de Nova Serrana é a segunda a ser certificada em todo o estado de Minas Gerais e seus 853 municípios. Apenas a unidade Geraldo dos Reis, da cidade de Timóteo, recebeu o mesmo selo de qualificação.


“Passar pelo processo de certificação exige que os colaboradores participem mais de todos os processos implantados com aprendizado e melhoria constante da assistência. Para a instituição de saúde, ser acreditado é uma ferramenta para a melhoria constante dos processos, levando a excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e a uma gestão eficiente".

Ainda de acordo com Silva, a UPA de Nova Serrana se preparava desde o ano de 2020 com a implantação de ferramentas de qualidade e instauração da cultura da segurança do paciente. Para receber essa chancela a unidade passou durante todo o ano por uma criteriosa auditoria que recomendou e certificou a unidade como empresa de acordo com as diretrizes da ONA.


Representantes do Município e da ONA na solenidade de certificação (Foto: PMNS/Divulgação)

Exemplo


De acordo com a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, a UPA passa por um momento favorável desde o início da atual gestão. "Os ganhos e benefícios dos usuários da saúde pública foram os maiores dos últimos 30 anos. Isso é fruto de uma política que tem o atendimento humanizado como motivo condutor de todas as ações em prol dos usuários", finalizou.

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