Buscar
  • Ricardo Welbert

Arriamento de carga em siderúrgica assusta em Divinópolis


Um fenômeno incandescente e sonoro, parecido com uma explosão vulcânica, pôde ser visto por volta as 20h desta terça (8) em Divinópolis. Conforme a reportagem da MAIS! apurou com uma fonte na própria siderúrgica pouco tempo após o fato e antes mesmo de a nota oficial ser emitida (leia logo abaixo), tratou-se de um procedimento siderúrgico operacional padrão e ninguém se feriu.

As chamas altas e o barulho foram provocados por um "arriamento de carga". O ruído e o brilho assustaram quem testemunhou. Vídeos que circulam pela internet (veja acima e mais abaixo) mostram algumas reações.


O que se sabe


A reportagem da MAIS! apurou com uma fonte na Gerdau que o problema foi a abertura de válvulas bleeder. Essas válvulas são aberta para aliviar a pressão interna do forno. Essa fonte nega que tenha havido alguma vítima - informação que a empresa confirma.


"A princípio não chega a ponto de ter vítimas, pois a válvula abre e quando a pressão abaixa ela fecha automático. As válvulas ficam no topo do forno e em funcionamento não vai ninguém lá".

Nota da Gerdau


"A Gerdau informa que na noite do dia 8 de fevereiro de 2022, aproximadamente às 20h, um de seus equipamentos projetou material incandescente com impacto visual. Este evento teve duração de aproximadamente 30 segundos e não houve danos à pessoas e/ou patrimônio.


A empresa reforça que possui modernos sistemas de captação e tratamento de emissões atmosféricas. Além disso, a empresa mantém procedimentos de controle certificados pela norma ambiental ISO 14001 e realiza monitoramento periódico das emissões e da qualidade do ar, atendendo aos padrões legais de meio ambiente.

Para mais esclarecimentos, a Gerdau mantém um canal exclusivo para atendimento à comunidade por meio do número 0800 031 2118."


Não foi explosão


Alguns posts feitos em redes sociais, como os dois mostrados abaixo, chamam o fenômeno de "explosão". A Gerdau nega e diz que não houve explosão. Tratou-se apenas de uma manobra operacional padrão, sem prejuízos humanos, ambientais e nem materiais.






276 visualizações0 comentário